Foto by Cris Lopes
Em 1806, Napoleão capturou a Quadriga e levou-a para Paris. Quando, mais tarde, a Prússia derrotou Napoleão, a escultura foi levada de volta à sua cidade natal, Berlim. Esta escultura foi modificada para representar Vitória, com seu bastão gravado com uma Cruz de Ferro, e foi colocada novamente sobre o portão no dia 7 de agosto de 1814. A estátua e o portão tornaram-se símbolo de orgulho nacional.
Após a 2a Guerra Mundial, o Portão de Brandenburgo, situado em Berlim Oriental, ao longo da linha divisória entre os setores soviético e inglês, tornou-se símbolo de uma nação dividida. Em 1956, o governo de Berlim Oriental decidiu restaurar o pórtico e a estátua, a Quadriga. No entanto, o molde da estátua pertencia ao governo de Berlim Ocidental, que doou uma nova versão da estátua, sem a Cruz de Ferro. Quando a fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental foi fechada em 1961, o Portão de Brandenburgo foi o primeiro ponto a ser trancado; daí por diante tornou-se parte do Muro de Berlim
Quando o Muro de Berlim caiu e a Alemanha foi reunificada, a praça em frente ao portão foi o cenário de comemorações, o que, infelizmente, resultou em danos à Quadriga. Foram feitos reparos à estátua, e em 1992 ela foi colocada novamente em seu lugar, com a Cruz de Ferro de volta no bastão da Vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário