segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SIMPLESMENTE MARTHA (ALEMANHA/ITALIA 2001)

FILME - DVD

Dizem que só dá certo na vida quem é obsessivo naquilo que faz.... Mas a personagem principal deste elogiado filme exagera. Quando visita o psiquiatra, forçada por sua patroa que é dona do restaurante onde ela é chef, em vez de falar de sua vida e seus problemas, ela fala de receitas (Por exemplo, como matar uma lagosta sem ser cruel). Mas um dia a vida lhe dá um presente de grego, sua irmã morre e não há mais ninguém para cuidar de sua sobrinha de oito anos. E como se não bastasse sua patroa contrata outro chef para lhe ajudar a criar receitas "leves". E essa é a intenção do filme colocar em conflito dois tipos de culinária e, por extensão, da vida... Um filme primoroso e engraçado...

TRUTA AO MOLHO DE AÇAFRÃO

MOLHO
Duas colheres de sopa de manteiga sem sal
Uma cebola picada pequena
Duas colheres sopa alho poró picado
Uma colher sobremesa de farinha trigo
1/2 xc. de vinho branco
Duas colheres de café de açafrão
200 ml de caldo de peixe
Sal e pimenta a gosto
Duas colheres de sopa de nata fresca

PREPARO
Em fogo baixo refogue uma colher de manteiga, cebola e o alho poró. Acrescente a farinha e mexa bem, junte o vinho e deixe evaporar. Dissolva o açafrão no caldo de peixe e junte a mistura. Mexa e deixe ferver até reduzir. Tempere com sal e pimenta e acrescente a nata. Coe. Volte ao fogo e coloque a outra colher de manteiga.

PEIXE
Uma truta limpa
Sal e pimenta
Farinha de trigo
Uma colher sopa manteiga

PREPARO
Tempere a truta com sal e pimenta. Passe levemente sobre a farinha de trigo. Frite em frigideira untada com manteiga. Doure bem. Sirva com o molho por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário