domingo, 4 de outubro de 2009

Santos protetores dos nossos restaurantes

São Jorge
Parocchia d'Osigo, cujo padroeiro é São Jorge, Comuna de Fregona, Distretto di Vitorio-Veneto, Província di Treviso, Regno d'Itália, no início do século XIX. Treviso está localizado ao norte, território doado ao Papa por Carlos Magno, no século VIII, (acordo celebrado com o Papa para sua coroação como Carlos Augusto, Imperador de todos os romanos).
É próximo de Veneza - cidade que atravessou toda a Idade Média como cidade livre ou República, como era chamada na época, governada por ricos comerciantes.

Menino Jesus de Praga
Fernando II, imperador da Alemanha, para expressar sua gratidão a Nosso Senhor pela insigne vitória alcançada em uma batalha, construiu em 1620, na cidade de Praga, um convento de Padres Carmelitas. A Boêmia passava por momentos muito difíceis, assolada por guerras sangrentas. A cidade de Praga era vítima das mais indizíveis calamidades. Neste contexto, chegam estes excelentes religiosos, cujo mosteiro carecia até do indispensável para sua sobrevivência. Nessa época, vivia em Praga a piedosa princesa Policena Lobkowitz. Sofrendo na alma as prementes necessidades dos Carmelitas, presenteou-lhes com uma pequena estátua de cera, de 48 cm., que representava um formoso Menino Deus, de pé, com a mão direita erguida em atitude de bênção. A mão esquerda segurava um globo dourado. Seu rosto era muito amável e gracioso. A túnica e o manto tinham sido confeccionados pela própria princesa. Esta, ao dar a estátua aos religiosos carmelitas, disse-lhes: "Meus padres, entrego-lhes o maior tesouro que possuo neste mundo. Prestem muitas honras a este Menino Jesus e nada lhes faltará."

Nenhum comentário:

Postar um comentário